Os cupins são pragas urbanas que causam diversos prejuízos estruturais e ao patrimônio. São visitas indesejadas e que causam um estrago enorme se não forem tratados e eliminados por profissionais da maneira certa.
Por isso, veja nesse artigo algumas curiosidades sobre os cupins e maneiras de prevenção.
Um pouco sobre os cupins
Cupins, são animais sociais, o que significa que vivem em sociedade, organizada em castas. Há os reis e as rainhas que tem a única função de colocar ovos. Os “reprodutores”, que possuem asas ou cupins-alados, deixam o ninho em busca de novos pontos de ataque e se tornam reis e rainhas de suas novas colônias. Os “soldados” protegem as colônias contra invasores, como, principalmente, as formigas. Já os “operários” são responsáveis pela construção, obtenção de alimentos e conservação da colônia.
Os cupins se alimentam de celulose, encontrada principalmente na madeira, e em seus derivados como cadernos, livros, roupas, artigos de decoração e muitos outros.
Vale ressaltar que os predadores naturais dos cupins não vivem no ambiente urbano, o que facilita a sua proliferação e perpetuação da espécie.
Revoada de Cupins
A Revoada de Cupins consite no intenso movimento de reprodução dos cupins reprodutores, que ocorre do início da primavera e vai até o fim do verão. Os cupins-alados unem-se aos seus parceiros para proliferar e formar uma nova colônia. Por isso, é recomendado redobrar a atenção nesse período para que seu imóvel não seja infestado com os cupins.
Prejuízos causados pelos cupins
Podem causam danos às fiações elétricas, ocasionando curto-circuito. Além disso, provocam o comprometimento da estrutura, avarias em móveis, portas e danos a livros, roupas, decorações entre outros.
Como se prevenir contra os cupins?
Pode-se tomar algumas medidas, ainda na fase de construção, para evitar o aparecimento de cupins:
- Dar prioridade a madeira tratada ou que apresente resistência à cupins, como peroba, jacarandá ou mogno.
- Utilizar tintas e vernizes para tampar frestas que possam ser utilizadas como entrada.
- Instalar telas de proteção em janelas para evitar que cupins, principalmente os alados, em época de revoada, adentrem o local e comecem a se reproduzir.
- Inspecionar frequentemente objetos e móveis de madeira para verificar se há a presença de asas ou resíduos fecais dos cupins e se a madeira não está oca.
Veja Porta com cupim: o que fazer?
Problemas com cupins? Conte conosco! Nós da Ambiental Dedetizadora, trabalhamos 24h por dia em Sorocaba e Região oferecendo serviços de qualidade e com garantia, como descupinização, desratização, dedetização e muito mais!
Ligue agora e peça uma visita grátis!